sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A displicência da televisão.

Um astrólogo previu: " Este ano, será o ano dos conflitos na comunicação". Não sei se essa previsão irá se sustentar até o final de 2012, mas por enquanto ela está de fato acontecendo.

E,  assim que eu e mais algumas amigas escutamos isso, logo pensamos: "Bom, desde 2011 a Globo e a Record estão em uma disputa acirrada por ibope". Então, concluímos que os conflitos surgiriam daí. 
Porém não chegamos a cogitar a possibilidade de diferentes meios de comunicação entrarem em conflito, como por exemplo a internet e a TV. 

O poder de influência desses veículos tomou proporções dantescas, tanto que atualmente, ambos podem ser considerados o quarto poder. Claro que isso não é verídico, mas a sua persuasão é tanta que se compara a um dos três poderes.



E seguindo esse pensamento um ser pensante conclui: " Se divulgarem em qualquer tipo de mídia um fato/ocorrido podem mobilizar a sociedade e encontrar alguma solução!" E assim publica, manda espalhar pela internet, rádio, TV... chama alguns jornalistas e faz daquele caso um GRANDE caso. 

Só que, a não divulgação de um caso está se tornando algo inaceitável para algumas pessoas. Quando a TV não mostra a internet esfrega em nossas caras e o que a sociedade faz? Se revolta, acha que a televisão tem o DEVER de divulgar tudo o que está acontecendo a nossa volta.

E é exatamente ai que entra o conflito entre os divergentes meios de comunicação (pelo menos na minha humilde opinião). Quando a televisão não mostra a internet o torna público. Dai surge um grupo de pessoas revoltadas, querendo fazer manifestações contra a displicência dos veículos informativos. Como se fosse mudar algo! 

Mas meus queridos, pensem... A mídia é irracional e individualista, apenas publica aquilo que lhe renderá algum fruto e não afetará a sua imagem de forma efetiva.




Exemplo: A paralisação dos PMs e dos bombeiros não iria trazer nenhum tipo de vantagem pra Globo, já que eles apoiam o governador Sergio Cabral. Porém para as demais redes de TV seria interessante tornar conhecido este fato, pelo simples fato da Globo não divulgar. E assim ganhariam a confiança dos telespectadores e aumentariam o ibope.



 Por isso, meu caro leitor, é que você não deve saber apenas o que se passa na telinha que está a sua frente. Procure outros veículos para se informar da melhor forma. 

E o mais importante de tudo, não tome como verdadeiro tudo o que as mídias dizem. Faça um filtro do que realmente é importante, reflita em cima da informação, e construa sua própria opinião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário